10 INCRÍVEIS CURIOSIDADES SOBRE A MÚSICA

10 CURIOSIDADES MUSICAIS

Você acha díficil encontrar alguém que não seja apaixonado por música? Todo mundo tem seu artista preferido, cantor preferido, banda, estilo musical e etc… E por que a música cativa, move o mundo e muda opniões? Bem o que sabemos é que a música é o que nos da sentido em muitos momentos em nossa vida, sendo assim, vamos ver 10 curiosidades musicais.

1 - A música pode ser usada para tratamento de pessoas que sofrem AVC e mal de parkinson.

 Muitos estudos demonstram que a uma forte relação entre a música e a nossa coordenação motora, controle postural e equilíbrio. Neurologistas afirmam que a musicoterapia por tempo prolongado, pode melhorar e muito a saúde de um paciente.
Ouvir música causa diversos efeitos positivos em nosso corpo, quando começamos a ouvir música, as ondas de rádio são emitidas através de outo-falantes ou fones de ouvidos que causam uma contração nos timpanos. Esse movimento causa uma cadeia de sinais eletroquímicos que atige o córtex auditivo e, a partir daií o som é analisado em relação as suas características, de forma geral, é como se todas as áreas do cérebos conversassem entre si. 

 

2 - Só uma em cada 10 mil pessoas consegue reconhecer uma nota musical de ouvido, sem referência.

Já ouviu falar em ouvido absoluto? É um fenômeno raro, em que uma pessoa já nasce com a capacidade de   ouvir e reconhecer uma nota musical sem tem um tom de refrência. A pessoa que nasce com essa habilidade consegue reconhecer sons de notas musicas em qualquer ruído ou barulho que emita um som tonal.  O ouvido absoluto também pode ser desenvolvido, porém só se consegue esse feito até a idade de 5 anos, onde o ouvido da criança tem uma maior percepção de sons musicais e notas sendo treinado da maneira correta.

3 - De modo geral, musicos tendem a ter uma média de vida menor que o resto da população.

Um estudo chamado stairway to hell: Life and death in pop music industry, avaliou a longevidade de musicos comparada ao resto da população americana, em média musicos vivem 25 anos a menos.

O estudo relata isso com base em dados de músicos da industria pop, rock e outros diversos estilos. A maior causa disso é pela vida levada pelos musicos em excessos no uso de drogas, álcool e seu ritmo acelerado da carreira e vida pessoal.

4 - Música estimula e utiliza praticamente todo o nosso cérebro e seu potencial.

Por que gostamos tanto de música? A musica estimula o cérebro, como se fosse um carinho que estamos fazendo nele. Poucas são as atividades que estimulam todas as áreas do cérebro e a música é uma delas. Especialmente quando ouvimos uma música e tentamos desvendar o sentido da letra e sua interpretação. 

5 - Músicas aumentam a velocidade do crescimento de plantas.

Segundo um estudo conduzido na Coreia do Sul pelo Institutuo Nascional de Biotécnologia da Coréia do Sul, plantas crescem mais rápido se você tocar músicas para elas.

No estudo pesquisadores expuseram uma platação de arroz ao som de 14 fragmentos de música clássica, enquanto monitoravam seu nível de atividade genética. Os estudiosos ficaram surpresos ao perceber que o som provocou uma reação em dois genes denominados, rbcS e Ald. Genes estes que também são conhecidos por apresentar as mesma respostas quando expostas a luz do sol.

Os cientitas resolveram repetir o experimento em um local escuro sem o contato da luz do sol e se espantaram ao notar que a planta teve o mesmo resultado de crescimento apenas sendo expostas por música classica.

6 - Fãs de música Erudita e Heavy Metal tem a mesma personalidade

Uma pesquisa feita pela Universidade da Escócia traçou um perfil dos fãs de cada gênero musical, analisando cerca de 36 mil pessoas no mundo todo.

Fora a diferença de idade, os pesquisadores descobriram que os fãs de Heavy Metal e música Erudita tem a personalidade igual, são criativos, introspectivos, e tranquilhos.

 

7 - 5% da população mundial tem aversão a música.

Você consegue acreditar nisso? A chamada “Anedonia musical” afeta 5% das pessoas, que simplesmente não gostam de música. Mas isso não é uma doença, são pessoas que apreciam ouvir outas coisas, outros estímulos para o ouvido do que ouvir música. 

 

8 - Ouvir música afeta o seu humor e maneira de como você enxerga o mundo ao seu redor.

Estudos comprovam que o estilo de música que se ouve tem o poder de afetar o seu humor, quando você ouve uma música como Don’t stop me now – Queen, ou quando se ouve uma música como Jealous – Labrinth, ambas com estilo completamente diferente uma mais animada e outra mais triste.

O estudo comprova que que o nosso cérebro associa as diversas informações e estimulos dos sentidos e faz uma somatória. Aos poucos o tom de uma música feliz e agitada pode elevar o seu ânimo e fazer com que você veja e seja mais positivo com tudo ao seu redor.

9 - A sua música preferida é a que você mais gosta pois associa a um evento emocional na sua vida.

Associamos músicas específicas a eventos específicos, conscientemente ou não, sua canção preferida talvez não esteja ligada a um caso a qual você tenha lembrança, mas provavelmente o assunto da música ou a “vibe” faz o seu cérebro associar a faixa a uma boa memória.

10 - O maior show gratuito do mundo com o maior público foi realizado no Brasil.

De acordo com o Guinness World Record, o show do cantor Rod Stewart  no Rio de Janeiro em 1993 teve o maior número de pessoas na história de concertos gratuitos. O show foi realizado no dia 31/12 de 1994 e cerca de 4,2 milhões de pessoas estiveram presentes na Praia de Copacabana.

1 comentário em “10 INCRÍVEIS CURIOSIDADES SOBRE A MÚSICA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *