Qual a função do ar durante o canto?

O controle respiratório é o elemento chave que diferencia um canto amador  de um cantor profissional. Ainda há cantores que mesmo já tendo um certo nível de profissionalismo se perdem na hora de aplicar os conceitos na prática. 

Hoje vamos estar te explicando como isso acontece e te daremos um guia para você melhorar as suas performances enquanto canta.

 

Qual a função respiração durante a emissão vocal?

O ar é o combustível para a voz, pois sem ar não temos a emissão de som, porque o ar que sai de nossos pulmões passa pelas nossas pregas vocais que vibram, assim, o som é criado, moldado e amplificado em nosso trato vocal. Por conta disso o controle do ar e respiração são importantes, pois influenciarão em como o som será criado, na duração e intensidade do som.

 

Técnicas de respiração para o canto.

Existem diferentes tipos, técnicas e exercícios de respiração que você pode aplicar, uma das mais famosa é a respiração diafragmática. Basicamente essa respiração consiste em intensificar a ação do diafragma através de movimentos controlados na região abdominal.

Outra respiração muito usada é a “respiração intercostal”, que é uma estratégia mais focada nas ações dos músculos intercostais. Você pode experimentar nas colocar as mãos  nas costelas e respirar fundo, você vai perceber uma expansão das costelas  durante a respiração. 

E também temos técnicas que misturam as duas estratégias acima  e resultam na chamada respiração costo abdominal ou costo diafragmático abdominal, essa respiração consiste em controlar os movimentos da Intercostal e diafragma. 

Exercícios de respiração para o canto

Exercício de postira e relaxamento

mantendo uma boa postura respire fundo olhando para um espelho e repare se você está movimentando os ombros durante a respiração. Em caso positivo tente respirar fundo várias vezes mas sem movimentar os ombros, pois o movimento dos ombros pode ser o suficiente para modificar o canto e gerar stress na região do pescoço.

Exercício da postura nobre 

Está postura nos ajuda nos movimentos inspiratórios e se traduz basicamente se colocar em uma posição ereta e relaxado. Em frente a um espelho fique de pé em uma posição relaxada e erga seus braços para cima, como se quisesse tocar o céu ou se espreguiçando, mantenha os ombros e braços relaxados com o peito elevado.

Exercício da respiração controlada.

Em uma postura relaxada respire pelo nariz em 5 tempos contando mentalmente, segure o ar por 5 tempos e solte pela boca também em 5 tempos. Repita este movimento 10 vezes.

Respiração diafragmática

Repita o exercício anterior porém inclua uma movimentação no abdômen. Enquanto você estiver inspirando, foque em direcionar o ar para a barriga como se estivesse grávido (a) de ar. Mantenha a barriga cheia de ar enquanto o mantem e sustem, logo após expire e tire todo o ar da barriga.

Exercício do controle do fluxo de ar sem fonação

Inspire fundo, solte o ar sustentando a silaba “Si”, você perceberá que vai precisar controlar o fluxo de ar e não haverá fonação. Sustente a saída do ar de forma equilibrada , repita o exercício 5 vezes e a cada repetição tente aumentar o tempo da sustentação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *